Hotel x Albergue: Eis a questão!

Na verdade, meu amigo, tudo nessa vida tem seus prós e contras, né? Mas, analisando isso, eu fiz minha decisão e espero ajudar na sua.

Albergues (ou Hostel, ou alguns B&B)


  • Normalmente são bem localizados;


  • Tem café da manhã incluso no preço (aeee muquirana! Dá pra ficar sem almoçar!);


  • Tem gente do mundo todo pra você conhecer;


  • Costuma ser animado!








  • Você não tem um quarto só pra você(s);


  • Não dá pra largar sua roupa em cima da cama. Tem que trancar tudo;


  • Não tem um banheiro com um super chuveiro só pra você(s);








Hotel

  • Um quarto só pra você;


  • Um banheiro só pra você;


  • Pode largar suas coisas (que não sejam de valor, óbvio);


  • Você tranca a porta e deixa o mundo para fora;








  • Nem sempre são tão bem localizados quanto os Albergues;
  • Normalmente não tem café da manhã;
  • Você fica no seu mundinho e tem menos oportunidade de conhecer gente nova.





A Decisão: bom, aí cada um toma a sua né! Eu, Luciana Godri, pessoalmente prefiro hotel... eu gosto da furrupa do albergue de conhecer gente nova, de ter lá uma cozinha pra você se virar e tudo o mais, mas a parte do chuveiro pra mim, é imperativa! Eu goooosto desse momento só pra mim, de sair enrolada na toalha e ficar lá de cabelo molhado e sem nada pra fazer por um tempo.
Quer dizer que eu não uso Albergues? Não! Quer dizer que dou preferência para hotéis. Especialmente porque é mais difícil eu viajar sozinha, então... dá pra dividir o preço do quarto e no fim custo fica elas por elas (comparando com o hostel).

Eu sempre me estrepo com os assentos de avião. Tem dica?!

Acredite! Agora tem! :P
Achei sensacional... Conheci essa semana um site muito bacana que conta para nós, pobres usuários da classe turística (que vem ficando cada vez mais apertada, convenhamos) um pouquinho sobre cada assento disponibilizado pelas cias aéreas.

Vale bem a pena conferir: http://www.seatguru.com/ (é em inglês, craaaro!!)

Tem que falar inglês para mochilar?

Bastante gente me pergunta se precisa falar inglês para fazer uma viagem independente. Eu pessoalmente acho que sim, especialmente se o roteiro exigir muito deslocamento (tipo ficar se movimentando entre uma cidade e outra, ou até entre um país e outro).

Explico: se você não conseguir entender nadica de nada, como vai entender que alguma coisa saiu fora do planejado? Por exemplo: no final de 2008 eu estava nos EUA e teve uma nevasca. Eu estava em NYC e tinha passagem comprada para Boston de ônibus... Resumindo, as estradas fecharam e só dava pra ir de trem. O trem ficou uma fortuna, obviamente porque era a única forma de ir para Boston.
Bom, depois de muita conversa (em inglês, claro) com a empresa do ônibus, com a empresa do trem, com o hotel que eu tinha reservado e com a empresa aérea que eu tinha o voo Boston - Orlando, cheguei a conclusão que o melhor a fazer era desistir de Boston e voltar para Orlando direto. Daíííí tinha que conseguir remarcar a passagem aérea né? Dá-lhe inglês de novo...

Então, o que eu quero dizer é: se tudo correr como você planeja e não der nenhum "piriri" no meio do caminho, acho que dá pra se ajeitar um um inglês mequetrefe e um pouco de mímica. Mas... quando dá encrenca, o negócio é falar mesmo! (e na minha opinião, quando maior e mais cheia de cidades for a viagem, mais chance de isso acontecer).

De qualquer forma, há quem diga que o negócio é ir com a cara e com a coragem! :)

Transporte Público em Paris

Oi gente! Vamos sair um pouquinho do Reino Unido e nos concentrar em outra cidade muito procurada por turistas (e mochileiros, e românticos, e curiosos... rs).
Se locomover em Paris é fácil, mas não é barato :(
O metrô te leva para todo lugar e é bem útil, porque algumas atrações não são muito próximas das outras. Fui 4 vezes para Paris e, em geral, me movimentei na cidade à pé ou de metrô. Se você estiver num dia daqueles beeem disposto, dá pra fazer bastante coisa by tennis!
Com relaçào ao metrô, normalmente eu opto por comprar um "bloquinho" de 10 bilhetes e mesclo: bastante coisa à pé, um pouquinho de metrô rs. Também é possível comprar um ticket de turista que lhe dá acesso liberado ao metrô pelo número de dias que você comprar, mas eu achei caro!

Aqui vai o mapa do metrô:


clique na imagem para ver maior


Faço um post em breve sobre o que é essencial ver em Paris e cito as estações mais próximas! ;)

Boa viagem!

Transporte em Londres

Se movimentar em Londres é muito fácil! Tem metrô (underground) e ônibus pra tudo quanto é lado!

O bom do underground é que te leva pra qualquer lugar bem rápido e os preços não são abusivos, o ruim é que você não aproveita paisagem nenhuma. Já o ônibus tem o pró que você vai deleitando os olhos, mas... demora mais até porque o trânsito dá uma encarrafada de vez em quando.

Ah sim, detalhe: eu costumo comprar o ticket que lhe dá direito de usar o metrô e os ônibus quantas vezes quiser por um determinado número de dias (tem de 3, de 7 e um mês... ou algo assim :P). Eu acho que vale a pena! Dê uma olhada em Travel Cards & Passes: Tarifas Transporte Público em Londres

Eu tenho um mapa que gosto muito, que tem os pontos turísticos + as estações do metrô + as linhas de ônibus. Aproveite! ;)


Clique na imagem para visualiza-la maior

Londres - Dicas

Ai adoro essa cidade. É a número 1 entre as minhas preferências!
Londres é o tipo de cidade que você pode passar um mês e ainda assim vai encontrar coisas legais pra fazer, o que é incrível!! Por outro lado, se você não tem muito tempo tem que pensar bem sobre o que vai ver pra não ficar com aquele sentimento de "ahhh, não deu pra ir!"

Bom, então aqui vão algumas ideias de lugares interessantes para conhecer:


1. A Torre do Big Ben e Houses of Parliament eu sou apaixonada por esse prédio. Eu fico meio besta toda vez que vou pra lá. Os detalhes, o tamanho, a delicadeza das combinações... Lindo de dia, incrível a noite.

Como Chegar: Estação Westminster 




2. London Eye pertinho, pertinho do Big Ben está a maior roda gigante do mundo. Mesmo que você não queira dar uma voltinha (que não é tão voltinha assim, afinal são 30 minutos pra fechar uma volta completa), é muito bacana vê-la. Vale a dica do Big Ben: ela é muito bonita à noite!Como Chegar: Estação Westminster
3. Abadia de Wesminster Lugar da coroação dos monarcas ingleses. Belíssima mas caaaara pra visitar! Pertinho do parlamento (ou seja, vai tudo no pacote! rs)
Como chegar: Estação Westminster

4. Tower Bridge e Tower of London vamos falar a verdade. A primeira não é uma ponte.. é uma obra de arte!! Estou sem minha cola aqui pra contar pra vocês quando ela foi construída, mas de qualquer forma, não deixe de ir. A Tower of London é o primeiro castelo de Londres (fortaleza, castelo... sabe como são essas construções de antigamente). Hoje funciona um museu bem interessante e tem uma ala a parte (paga amigo! paga mais um pouquinho) com as jóias da coroa - chiiiique! (ai, to com vontade de colocar foto em tudo)
Como Chegar: Estação Tower Hill ou Tower Bridge Road

5. Trafalgar Square uma das praças mais populares de Londres, é aquela que tem os leões que você vê nas fotos daquele seu amigo que foi pra lá e não te conta os detalhes. Também na praça fica a National Gallery e a Coluna de Nelson. Tá sempre um fervo!
Como Chegar: Estação Trafalgar Square. Dá pra ir andando do Big Ben também.

6. Piccadilly Circus A Times Square inglesa (que eles não me ouçam!). Sem tantas luzes como a parente americana, mas com um charme todo inglês. Fica do ladinho do bairro super boêmio: 7. Soho!
Como Chegar: Estação Piccadilly Circus

8. Catedral de São Paulo com a segunda maior cúpula do mundo (a maior é a de São Pedro, no Vaticano) a Catedral de São Paulo também deixa sua marca na capital inglesa.
Como Chegar: Estação St Paul´s Cathedral

9. Oxford Street uma rua comercial com tudo o que você quer comprar! rs. Se você adora roupas baratas, não deixe de visitar a Primark.
Como Chegar: Estação Oxford Circus ou Oxford Street

10. Palácio de Buckingham residência oficial da rainha. É o lugar onde você vai ver aos montes os "soldadinhos de chumbo" e apreciar (quem sabe) a troca de guarda que acontece às 11h da manhã (tem que olhar a programação porque muda durante o inverno e o verão).
Como Chegar: as estações mais próximas seriam Victoria e Westminster Cathedral. E dá também para cruzar os parques Green Park e St Jame´s Park (mais aí a pernada é maior)

11. Os parques "da rainha" são 4 os parques que estão muito próximos ao palácio: St Jame´s Park, Green Park, Hyde Park e Kesington Garden. Os dois primeiros ficam juntos e os dois segundos também ficam juntos (olha no mapa que você entende). Todos eles são muito bacanas, mas o mais frufru é o St Jame´s Park (que inclusive tem uma vista da London Eye bem bacana). Tem também esquilos e pelicanos que comem pombas... rs
Como Chegar: Ixe.. eles são grandes pra caramba! Tem um monte de estação... Duas só pra começar: Green Park e Hyde Park Corner

12. Madame Tussaud´s o famoso museu que junta num lugar só aquele povo famoso que você só via na televisão. Só via porque agora você passa a ter a oportunidade de vê-los ao vivo e a cores (mesmo que seja de mentirinha, a sensação é interessante!). E as fotos... sensacionais!
Como Chegar: Estação Baker Street

13. Sherlock Holmes o célebre investigador inglês tem seu próprio museu em Londres. Fica pertinho do Madame Tussaud´s e, para quem não é tão fã assim a ponto de visitar o museu, fica a dica de tirar uma foto com a estátua do detetive logo em frente!
Como Chegar: Estação Baker Street

14. Camden Lock Market uma feira famosíssima em Londres, bem interessante para quem gosta de dar uma olhada em coisas diferentes.
Como Chegar: Estação Camden Town

15. Science Museum, Natural History Museum e Victoria & Albert Museum um "conglomerado" (se podemos chamar assim) de Museus... um pertinho do outro, com atrações diferentes. No Museu de História Natural você pode se divertir com os dinossauros e centenas e bichos empalhados. O Science é interessante porque você pode interagir com umas "novidades" da tecnologia e tal e o Victoria pra ser sincera eu não lembro hahaha Vou ter que pesquisar pra ver se a cachola volta no eixo.
Como Chegar: Estação South Kensington

E eu já estou achando que esse post está ficando muito grande. Vou fazer um especial para dicas de compras em Londres.

Post em construção (a cidade é grande mesmo! rs)

Europa by Farofas - 2009 (Relato)

Seria minha quarta vez na Europa então escolhi algumas cidades que gostaria de conhecer e outras que não podia deixar de visitar de novo.
As novidades foram Glasgow, Edimburgh, Dublin, Cracóvia, Auschwitz e Colônia. As "amigas antigas" foram Londres (ai amo), Paris (ai chique) e Amsterdam (ai louca).

A sequência delas está neste post: Europa - aiii lugar incrível e algumas dicas sobre os transportes que usei para me deslocar de uma cidade para outra aqui: Transporte na Europa

Muito bem, vamos aos relatos básicos que depois faço outros posts sobre cada cidade!

Saí de Curitiba no dia 19/9 e cheguei em Londres, no Heatrow, no dia 20 lá por 15h30 (horário local). Ficamos por lá o dia da chegada mais dois dias cheios.
Dia 23 fomos para Glasgow de avião, via Luton. Conhecemos Glasgow nesse dia mesmo e no dia seguinte fomos para Edimburgh pela manhã (1 horinha de ônibus). Visitamos tudo por lá até umas 15h, e aí voltamos pra Glasgow e demos mais uma passeadinha na cidade.
No dia 25 pegamos um trem para Liverpool bem cedinho (7:35). Ficamos em Liverpool mais um dia "cheio" e no dia 27 fomos para Dublin.
Esse trecho foi uma coisa meio louca. Pegava um trem e ia pra Chester, daí trocava e pegava outro para ir para Holyhead (País de Gales) e lá pegava um Ferry para Dublin (e que Ferry meu amigo! Parecia que eu tava num cruzeiro de novo).
Dia 29 foi dia de se estressar com a Ryanair indo para Cracóvia (depois eu conto as histórias).
Dia 01/10 fomos visitar os Campos de Concentração (Auschwitz I e II - Birkenau) - a história que vemos nos livros traduzidas em imagens que trazem mais emoções do que se pode imaginar. Recomendo muito visitar!
Dia 02 pegamos um voo de madrugada para ir para Colonia - Alemanha. Já no dia seguinte (03) fomos de trem para Amsterdam e no dia 05 de Amsterdam para Paris (também de trem). Dia 06 acabou a festa: hora de voltar pra casa!

Socorro! Quero viajar, mas não sei por onde começar!

Recebi um comentário do Fabrício hoje, falando o seguinte: "Fala ae Lu! blz? to querendo ir dar um role pela europa, de umas duas semanas, mas até o momento não sei nem por onde começar!! e nem onde terminar!!!"
Rs! Que figura!!
Mas, aí eu começei a pensar que, em geral, quem está começando a mochilar se sente assim mesmo: totally lost!

Então, aqui vai umas forcinha pra quem está colocando coragem na mochila e pretende se aventurar mundo a fora:

  1. Decida (mais ou menos) quando você quer ir e quando quer voltar. Aí você vai ter o número de dias que precisa encaixar sua viagem;
  2. Pegue um mapa! E à partir dele, seja sensato para pensar no seu roteiro. Por exemplo: "ai Lu, meu sonho é conhecer Paris!". Ótimo (boa escolha, a propósito). Então você vai olhar no mapa o que mais tem por perto pra você aproveitar que está na região. Por que isso? Para que você não perca tempo demais em deslocamentos imensos que vão fazer você perder dias preciosos de sua viagem (consequentemente, dinheiro!);
  3. Não tem certeza sobre as cidades que quer visitar? Pesquise! Leia mais sobre os destinos. O google está cheio de relatos e um outro site que gosto é o http://www.mochileiros.com/. E, logo mais, aqui mesmo :P ;
  4. Não pire o cabeção! É comum as pessoas quererem ver tudo na primeira viagem, mas vá por mim, não exagere na dose ou você vai ficar cansado demais e ver as coisas rápido demais. Pesquise sobre a cidade que você vai visitar para saber quanto tempo seria interessante você ficar por lá;
  5. Pronto? Já sabe as cidades? OK! Então ainda não se apaixone pelo seu roteiro. Pode ser que algumas coisas tenham que mudar pelo mais diversos motivos (não tem trem bom entre uma cidade e outra, a passagem é muito cara, o horário de saída do voo é inviável e etc...);
  6. Abra uma planilha e coloque lá: datas, cidades, hotel, transporte, passagens, alimentação, extras. Mais ou menos assim:
Para visualizar melhor, clique sobre a imagem

7. Beleza! Agora é hora de pesquisar melhor sobre as cidades e sobre como se deslocar de uma cidade para outra. Dê uma olhadinha no tópico Transporte na Europa que dou algumas dicas. Se você estiver viajando para outro lugar, vai ter que se de google mesmo ou de novo no http://www.mochileiros.com/ (logo posto algo sobre os EUA).
8. Procure lugares pra dormir. Eu pessoalmente prefiro hotéis ou albergues que tenham banheiro privativo, mas é uma questão bem particular. Em breve posto os hotéis que fiquei e minha impressão sobre eles. Um site que uso muito pra saber sobre os hotéis que não conheço é o http://www.tripadvisor.com/
9. Fechou? Tá feliz? :D Então está na hora de comprar e reservar as coisas. Eu costumo colocar uma linha de status na minha planilha. Aí só deixo verde quando não tem mais nada para resolver naquela cidade.

Acho que é isso, né gente? Dúvidas! Mandem aí.

Beijo.

Lu Godri

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...