Comprei no Peixe Urbano uma viagem de trem pela Serra do Mar. Eu tinha curiosidade de ir ver como era, mas sabe como são estas coisas... santo de casa não faz milagre, o preço não é essas coisas, o trem sai daqui da minha cidade, eu conheço Morretes (o destino do trem), blá blá blá... Mas aí com o descontinho do Peixe Urbano, eu resolvi encarar!
A viagem foi marcada para terça-feira, 13 de dezembro (pois é... a moça disse que não tinha disponibilidade para final de semana para o cupom do Peixe Urbano. Como ele ia vencer, resolvi encarar o que tivesse...).
Minha chegada foi em Morretes (mas pelo que entendi, existe um roteiro que vai até Paranaguá...). Uma vez lá, o negócio é arranjar um almoço típico: barreado. Com sobremesa típica: banana.
Dê uma voltinha, dá uma olhada no rio, na igreja, na praça, na feirinha (se estiver aberta. Na terça-feira não é o caso) e fechou: você conheceu Morretes :)
A Volta
Meu ticket dava direito a voltar de trem, mas... convenhamos: mais 3h30 pra subir a serra? Paguei R$13 e vim de ônibus. Em menos de 1h30 estava em casa ;)
Acho que quando você compra o ticket normal (sem ser Peixe Urbano), rola esta opção de voltar de ônibus.
Luciana conclui: vale ou não vale a ida?
Eu acho que sim! A paisagem é muito bonita e é bacana passar um tempo com as pessoas que você gosta numa viagem de trem. Não é algo pra se repetir, mas com certeza é algo pra se fazer uma vez na vida. Boas fotos, calorzinho em Morretes (algo raro para os curitibanos), um barreado para o buchinho e um dia de lazer.
É no meu Paraná!
Pra finalizar, uma homenagem para o meu estado do coração: o Paraná. A música é do Blindagem e eu cantei ela por muitos anos com o coral Brasileirinho (ah sim, eu era uma criança talentosa! Vou até arranjar a filmagem da época pra substituir aqui depois). Por hora, vocês ficam com a música cantada pessoalmente pelo Ivo, música essa que fala um pouco do roteiro do trem (não, eles não fizeram a música para a Serra Verde Express... a música é bem mais velha!). Inclusive eles podiam tocar ela no trem ou no embarque, né? (ok... eu sou hollywoodiana, admito!...)