Sempre tive vontade de conhecer a Polônia, até porque eu moro em Curitiba e aqui no sul temos várias colônias polonesas (e eu adoro pierogi hahaha). Então, quando estava planejando o roteiro e vimos que existia um voo de Dublin para Cracóvia, não tive dúvida de incluir esse lugarzinho pitoresco no meu roteiro!
Ir para o leste europeu é sempre uma experiência interessante! Você pisa no aeroporto (ou na estação de trem) e começa a loucura: você não entende nada do que está escrito, nada do que falam... mas é sempre interessante! (adoro imersões culturais).
Bom, escolhi uma hospedagem no centro, mas apesar de ter o mapa da cidade e ter dado uma olhadela básica na internet e no google maps, eu não consegui informações suficientes para achar o jeito certo de chegar lá usando o transporte público. Então, concordamos em usar um táxi! Não foi muito caro não, viu? O dinheiro por lá está desvalorizado... seria como pegar um táxi aqui em Curitiba (e dividido por 6 foi tranquilo).
Por falar em táxi, o tio do táxi era um amor! Falava umas três palavras em inglês, mas queria ajudar. "Disse" para trocarmos o dinheiro no centro porque no aeroporto era mais caro e quando não conseguiu entender minha pergunta sobre a segurança da cidade, não teve dúvida: passou a mão no celular e ligou para o filho dele. Falou em bom polonês: "filho, ouça a moça e responda o que ela quer saber" rs! Adorei!
Uma vez no centro, comi pierogi (rs)! Depois, demos uma passeadinha para dar aquela mapeada básica na cidade. A praça central é uma gracinha! Tem igrejas (sim, no plural) lindíssimas! Sabe aquelas igrejas decoradas de um jeito que você nunca viu? Estão aqui! A praça chama-se Rynek Glówny! Aqui você também encontra o mercado livre da cidade (tipo uma feira) e a torre da antiga prefeitura.
Estou fazendo um novo post para falar sobre Auschiwitz porque achei que escrever aqui ficaria muito grande!
19 de julho de 2010 às 10:08
Adorei o relato! Dá vontade de ir rapidinho! ;)
19 de julho de 2010 às 17:36
Muito bom o post - Cracóvia é isso aí. Povo generoso (e tentando falar ingles, o que sempre ajuda), tudo bem compacto, muitas igrejas lindas (algumas provavelmente mas antigas que o Brasil), e o centrinho lindinho.
Transporte publico acabei nem usando (fiquei num hostel razoável andando até a rodoviária), mas sendo com ode Varsóvia, realmente é bem confudo, mas a gente aprende :)
Prá finalizar, me deixou com vontade de comer Pierogis...
E boa sorte ao escreve sobre o Inferno
19 de julho de 2010 às 17:38
valeu queridos! :*
19 de julho de 2010 às 18:14
Lindo seu comentário sobre os lados polacos, estarei em breve descobrindo esta porção da europa.
Conheces portugal? É bem mais que Lisboa, qual suas impressoes se já viestes para o além Tejo!
Sou de Sintra.
Maria de Fatima Gomes
20 de julho de 2010 às 13:54
Conheço pouco, infelizmente!
Conheço só Lisboa e Fátima. Ambas uma graça!!
Tenho muita vontade de ir para outras cidades. Está nos meus planos! :)
Que tal dar algumas dicas para nós? Vou publicar aqui no blog com todo carinho.
26 de dezembro de 2010 às 19:24
Oi!
Estou morando em Varsovia e tb sou de Curitiba!
Adorei seu post pq vou passar o ano novo em Cracovia...
Tks!
4 de janeiro de 2011 às 15:59
Aproveite Ana Paula! Tenho certeza que vai gostar ;)
23 de outubro de 2012 às 11:33
Olá! Estamos indo passar o ano em Cracóvia e estamos em dúvida sobre onde ir. Já vi em alguns relatos que as pessoas costumar ir à praça central acompanhar a um show, mas não sei se terão restaurantes abertos e como fazer uma reserva daqui do Brasil.... tem alguma dica pra isso?
Obrigada!!
23 de outubro de 2012 às 14:52
Oi Carol! Não sei te dizer, não. Mas acredito que no seu hotel eles possam ajudar.
Lembrando que acabei de mudar o endereço do blog e fiz uma postagem essa semana sobre Auschiwitz... passe lá pra ver, já que vale a pena a visita estando em Cracóvia. O novo endereço é www.viagensdalu.com