Romantic Strasse: como eu desejei este pedacinho do mundo!
E já leio e vejo foto desta região desde 2003, quando comecei a pensar na minha viagem de lua-de-mel... E não pelo romantismo nem nada, mas porque eu sempre quis conhecer o interior da Alemanha, ver um pouco de sua cultura "in natura".
Os anos passaram, carimbei meu passaporte em outros lugares (inclusive em algumas cidades alemãs, como Berlim, Munique e Colônia), mas nada de incluir as cidades pitorescas da rota.
E eis que um belo dia, meu pai me convida pra "ajudar" a torrar as milhas dele (que convite ruim...). Mais que depressa eu convenci ele de que a Alemanha era nosso lugar ideal. Pronto! Minha rota romântica chegou!! Iupiii!
Então, antes das conclusões, vamos ao prólogo: o que é a Rota Romântica mesmo?
A Rota Romântica é uma espécie de roteiro, que reúne várias cidadezinhas do interior da Alemanha, cada qual com sua história, sua característica e, claro, seus atrativos. Dizem os estudiosos (?? Rs), que levaria vários para fazer todo o trajeto. Eu, por outro lado, que sou uma mera viajante independente, queria sentir o clima, sem me jogar em toooodas as cidades, mas considere que eu não sou do tipo museu e mínimos detalhes. O resultado disso é que selecionei 8 de suas 27 cidades (acho que é isso... Contei no mapa) pra visitar.
Como vocês sabem (ou vão ficar sabendo agora), a rota toda tem mais ou menos 350 km de extensão. Isso não é muito, convenhamos! Se fosse sem paradas, daria pra fazer tudo num dia só, sem sombra de dúvidas. Mas, com esse entra e sai da cidade, tira foto, olha, conhece, bla bla bla, levei um dia e meio pra fazer.
A rota começa em Wüzburg e termina em Füssen, então inclui as duas. Eu estava em Frankfurt e a viagem para a primeira cidade levou cerca de 1h15 (Wüzburg). Ah, tá... De carro, OK?
Aí vem a pergunta: só dá pra fazer de carro? Não! Existe a possibilidade de ir de ônibus de linha, ônibus de excursão... A pé para os aventureiros... (?!). Mas eu acho que a ideia de usar um carro é das melhores, por conta da independência que ele te dá, tanto de tempo e de roteiro.
Então vamos ao que interessa. Abaixo o mapa com a rota e todas as cidades que fazem parte dela.
E a minha rota foi (com meu próprio romantismo):
Wüzburg
Rothenburg o.d.t.
Dinkelsbühl
Nördlingen
Schongau
Steingaden
Schwangau
Füssen
Para este post não ficar mega gigante, no próximo estou falando um pouco sobre cada cidade. Vem aí!
Aguarde que estou terminando de escrever!!
9 de março de 2012 às 23:05
que sonho de viagem! :)
queria tanto conhecer o Neuschwanstein!! :O
11 de março de 2012 às 07:21
Uma excelente opção!! E tem sempre promoção de voo para Frankfurt. Vi na semana passada passagem por US$800.
24 de maio de 2012 às 20:30
Lu, adorei seu blog!
Tô programando uma viagem pela Rota Romântica em setembro com meu marido e suas dicas estão ajudando.
:D
18 de dezembro de 2012 às 00:50
Oi Lu, curti muito seu blog! Parabéns! Uma pergunta: Para Fazer esta rota romantica por excursão sera necessário quantos dias? Tenho apenas 7dias na Alemanha e preciso planejar. Bjs. Lia
18 de dezembro de 2012 às 00:51
18 de dezembro de 2012 às 13:30
Oi Lia!! Eu não entendi bem a parte da excursão!
Quando a rota, eu acho que precisa uns 4 dias pelo menos. O que mais você gostaria de visitar na Alemanha?
A propósito, o blog mudou de endereço. Agora é www.viagensdalu.com e lá já tem posts novos.
23 de dezembro de 2012 às 21:01
Oi Lu, puxa tenho apenas 1 semana para conhecer a Alemanha. Quero muito conhecer a rota romântica, mas 4 dias não será possível, porque quero visitar Berlin e o castelo Ludwig. Quais os lugares da Rota Romantica você indica para quem tem apenas 2 dias?
Vou visitar o blog novo! bjs e obrigada! ;)
23 de dezembro de 2012 às 22:06
Veja, vc consegue fazer a rota em 2 dias. Escolha algumas cidades para dar aquela paradinha rápida. Agora, se você gosta de sentar e curtir cada cidade, melhor você deixar para próxima.