Uma festa especial que acontece à noite no Magic Kingdom foi uma das minhas paradas nesta última viagem (Flórida 2010)!
Um pouco do que vi por lá está neste vídeo. Confira!
Cada vez mais as bagagens se tornam um problema na nossa vida de viajantes, principalmente no que diz respeito a colocá-las dentros dos aviões.
Quase todas as companhias aéreas dos Estados Unidos cobram para despachar até sua primeiria bagagem. Para você não ter surpresas (acredite! Não é barato), segue uma tabelinha de preços/tarifas para despachar suas malinhas nas companhias da terra do Tio Sam!
http://www.expedia.com/daily/flights/airline-fees.asps
Lembrando que a maioria das companhias também permite que você leve bagagem de mão, mas elas TÊM REGRAS DIFERENTES. Por isso não deixe de conferir. A maioria das americanas só tem limitação quanto a tamanho, mas não quanto a peso. Dêem uma olhada no site da companhia para ter certeza!
Ahhh! Dica da Lu: a Jet Blue não cobra a primeira bagagem despachada. Aproveitem!! ;)
Vou arranjar uma tabelinha dessas para as companhias européias também!
A cidade que mais me impressionou e ao mesmo tempo me encantou nessa viagem foi San Francisco. Não que as outras não sejam interessantes, longe disso! Mas as outras confirmaram minhas expectativas (como "outras" entenda-se San Diego, Las Vegas, Los Angeles e o Grand Canyon).
Achei San Francisco uma cidade com uma singularidade especial, que se destoa entre tantas que se parecem nos Estados Unidos.
Quer passar um verão no frio? Vá para San Francisco!
Quer experimentar ladeiras e mais ladeiras? Vá para San Francisco!
Quer ver um monte de gente doida e exótica na rua? Vá para San Francisco!
Quer voltar no tempo e sentir como era se locomover de bonde pela cidade? Va para San Francisco!
O que não dá pra perder:
Golden Gate
Alcatraz
Andar de bonde
Uma passeadinha pelo Golden Gate Park
Museu Asiático
A rua com a maior quantidade de curvas do mundo (Lombard Street)
China Town
As ruas de comércio chiquérrimas próximas de Union Square
Pier 39
Fishersman's Wharf
Mais uns detalhezinhos na próxima postagem ;)
(locomoção, hotel, aeroporto, distâncias, preços... )
Oi gente!! Voltei!
Meu roteiro na terra do Tio Sam foi completado (eee!).
Estou querendo escrever tanta coisa que não sei nem por onde começar!
Prometo que vou escrever logo sobre as cidades que visitei agora (NYC, Vegas, Los Angeles, San Francisco, Santa Monica, San Diego e Miami) e se tudo der certo e meus horários permitirem, vou voltando para trás e recordando das outras cidades que já passei na vida (e olha que tem coisa!).
Então, gente, se vocês estiverem precisando de algo em especial, de alguma cidade específica, me deixem um recadinho. Assim vou escrevendo on demand! hehehe
Beijo!
Lu Godri
Sempre tive vontade de conhecer a Polônia, até porque eu moro em Curitiba e aqui no sul temos várias colônias polonesas (e eu adoro pierogi hahaha). Então, quando estava planejando o roteiro e vimos que existia um voo de Dublin para Cracóvia, não tive dúvida de incluir esse lugarzinho pitoresco no meu roteiro!
Ir para o leste europeu é sempre uma experiência interessante! Você pisa no aeroporto (ou na estação de trem) e começa a loucura: você não entende nada do que está escrito, nada do que falam... mas é sempre interessante! (adoro imersões culturais).
Bom, escolhi uma hospedagem no centro, mas apesar de ter o mapa da cidade e ter dado uma olhadela básica na internet e no google maps, eu não consegui informações suficientes para achar o jeito certo de chegar lá usando o transporte público. Então, concordamos em usar um táxi! Não foi muito caro não, viu? O dinheiro por lá está desvalorizado... seria como pegar um táxi aqui em Curitiba (e dividido por 6 foi tranquilo).
Por falar em táxi, o tio do táxi era um amor! Falava umas três palavras em inglês, mas queria ajudar. "Disse" para trocarmos o dinheiro no centro porque no aeroporto era mais caro e quando não conseguiu entender minha pergunta sobre a segurança da cidade, não teve dúvida: passou a mão no celular e ligou para o filho dele. Falou em bom polonês: "filho, ouça a moça e responda o que ela quer saber" rs! Adorei!
Uma vez no centro, comi pierogi (rs)! Depois, demos uma passeadinha para dar aquela mapeada básica na cidade. A praça central é uma gracinha! Tem igrejas (sim, no plural) lindíssimas! Sabe aquelas igrejas decoradas de um jeito que você nunca viu? Estão aqui! A praça chama-se Rynek Glówny! Aqui você também encontra o mercado livre da cidade (tipo uma feira) e a torre da antiga prefeitura.
No dia seguinte fui a Auschiwitz, mas por motivos lógicos, vou falar mais um pouquinho sobre o terceiro dia, que passei na cidade, pra você conhecer um pouco mais sobre Cracóvia.
O terceiro dia na cidade
Pela manhã caminhamos no sentido sul da cidade. A parte turística de Cracóvia é bem concentrada, por isso fica fácil visitar a cidade a pé. Passando pela praça de novo, era hora da foto durante o dia da Bazylika Mariacka (a igreja). Depois vimos a Igreja de São Pedro e São Paulo e finalmente chegamos ao Distrito do Castelo (Wawel). Lá, outra igreja: a basílica arquidiocesana, lugar que o Papa João Paulo II foi bispo (antes de ser cardeal e papa, obviamente!). Você pode inclusive ver uma estátua em honra a Wojtyla!
No distrito você também pode ver o castelo e atrás, há um lugar de onde você pode ver o rio Wisla que passa por dentro da cidade.
Ah, dentro da Basílica você pode visitar os sinos da igreja e lá de cima tirar belas fotos de Cracóvia vista do alto.
Depois, quisemos visitar o bairro judeu: o gueto onde ficaram confinados os judeus durante a segunda guerra mundial, quando do domínio alemão.
Lá existe a primeira sinagoga da cidade, e uma das primeiras da Europa. Ela virou um museu, então é possível entrar e ver alguns artefatos e conhecer um pouco da história.
Caminhar pelas ruas estreiras deste bairro dão uma sensação de como as coisas eram quando os judeus não podiam sair.
Visitamos também a fábrica de Schindler, imortalizada no filme A Lista de Schindler.
__________________________________________________________________________________
Impressões e Informações sobre a cidade
Gostei muito da cidade. O povo é acolhedor, simpático e se importa em fazer você turista se sentir bem. Os mais velhos não falam inglês muito bem (ou não falam nada!), mas os jovens, em geral, têm alguma noção da língua!
Achei o transporte público um pouco confuso, mas, é possível visitar a cidade a pé.
O aeroporto fica a uns 20 minutos do centro, tranquilo.
A rodoviária e a estação de trem ficam juntas, e no centro. Ótimo para sua movimentação!
No centro existe um shopping (pertinho da estação) que tem até um mercado dentro. Uma mão na roda! (você pode até comprar uma vodka de 5 litros!! rs).
Caso você voe com a Wizz (foi meu caso), eles têm um ônibus para os passageiros que sai da rodoviária num horários conveniente para seu voo. Dê uma olhada no site.
Mapa!! Segue um mapa para você se achar na cidade. Precisando de ajuda, deixe um comentário.
Clique aqui para o mapa da Cracóvia
Essa cidade me dá um negócio! Adoro, adoro, adoro! Seguem algumas fotos e dicas do que você pode ver por lá!
Chegamos no Heatrow umas 3 ou 4 da tarde. Pra ir para o hotel, usamos o bom e velho metrô, que funciona muito bem na terra da rainha. Em Londres eu costumo comprar aqueles tickets que você pode usar o transporte público indiscriminadamente. O cartão chama Oyster, e eu recomendo comprar um com as zonas 1 e 2 apenas. Daí, caso você queira ir para um lugar mais longe, é só pagar a diferença dessa viagem em especial.
O primeiro dia é sempre complicado para fazer turismo, mas assim mesmo quis dar uma passeadinha. Fomos até a Oxford Street, uma rua super bacana para visitar, cheia de lojas e agito do povo londrino pela rua. Como você deve saber, Fish & Chips é um dos pratos mais populares do Reino Unido. Você encontra f'ácil nas ruas, maaaas... quer dar um toque de classe para esse prato especial? Achei um restaurantezinho muito gostoso que serve. Chama Garfulkel, lá na Oxford. Experimente ;)
Voltamos para pegar o pessoal do museu, super empolgados, almoço e uma passeadinha pela Oxford. E eis que surgem aquelas coisas que você só encontra em Londres: um beco chamado Saint Christopher's Place, que vira uma bela praça com lojas, cafés... adorei!
A noite terminou com um passeio aos belíssimos cenários londrinos iluminados: Houses of Parliament, London Eye e com um metrô fomos até o castelo e a Tower Bridge. Depois, uma passadinha em Picadilly Circus e Soho. Boa noite Londres!
Na manhã no dia seguinte, após um belo café da manhã inglês com direito a ovos, feijão e bacon, decidimos ir caminhando do hotel (em Paddington) até o Palácio de Buckingham. Para isso, passamos por dentro do Green Park e do Hyde Park. Chegamos em frente ao palácio e voi lá! Era o dia e a hora da troca de guarda. Ficamos para ver! (bacaninha!). Também em frente ao palácio você encontra o monumento à rainha Vitória e na lateral, o belíssimo portão que o Canadá mandou de presente para rainha.
Seguindo uma das ruas do palácio, você já vê o Hyde Park. Também vale uma visita! Cheio de esquilinhos, belas árvores, um jardim bem cuidado e muita gente! Também tem de lá uma boa foto da London Eye.
No final dele você encontra o palácio da cavalaria. Ande mais um pouquinho (rs! sim, você já andou vários quilômetros a essa altura), você chega de novo a Westminster onde pode visitar (de novo) o Big Ben, e a Abadia de Westminster, a London Eye... sim, tem bastante coisa na mesma região!
Depois, uma passeio pelo Rio Tâmisa (Thamis River). Se você comprou o Oyster (cartão para o transporte público), pode usar os barcos para se deslocar com um super desconto. Pegamos um pertinho da London Eye e fomos pelo rio até a Catedral de São Paulo (San Paul's Cathedral). Adorei o passeio! Foi super bacana ver a paisagem a partir do rio.
Chegando lá, você pode cruzar a ponte do Harry Potter (rs! Eu não sei direito, mas me disseram que no filme aquela ponte é destruída, sei lá) e já vai estar vendo a belíssima cúpula da catedral. Nessa região também você encontra o museu e o teatro de Shakespeare.
Recomendo sempre uma passadinha da Trafalgar Square. Adoro essa praça! Ela é incrível, sempre cheia de gente, de atividades inusitadas (dessa última vez, havia montando no meio da praça um tabuleiro de xadrez gigante, e os participantes movimentavam as peças empurrando-as com o corpo, pois elas eram maiores que eles!). De lá também você pode ter uma vista interessante do Big Ben.
Tem mais coisa para ver e fazer em Londres? Muito mais!! Vou fazer um post novo com lugares que você pode ver e visitar. Estou até pensando em separar em número de dias (tipo: se tiver só dois dias não perca isso, tendo mais dias faça aquilo... Espero que gostem)
Dica: um bom mapa ajuda muito!! ;) Aqui vão dois mapas que eu gosto!
Mapa de ônibus com pontos turísticos
Mapa do metrô de Londres
Você é do tipo que fica acabado entre um voo e outro e tem chiliques de ficar esperando as conexões? Ou ainda é do tipo de que viaja para o outro lado do mundo, daí 12h são só o começo?
Existe uma solução pra seu soninho!! Uma tal de Sleep Box está em voga. É uma espécie de "caixa" com uma cama e uns balangandãs do tipo: wifi, TV e um espacinho para sua mala.
Você pode ficar entre 15 minutos até várias horas! Achei bacana pra quem quer dar aquela melhorada nas olheiras que denunciam "não dormi o voo todo"!
Algumas fotos pra você:
Karla Cristina deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Socorro! Quero viajar, mas não sei por onde começar...":
OI! Gostei muito do seu blog, de acordo com sua experiencia quanto se gasta em mochilao para a europa por uns 15 dias visitando uns 5 ou 6 paises. so para se ter uma ideia. grata. karla.
Oi Karla! Essa é uma dúvida muito comum entre os mochileiros de primeira viagem e até de alguns que já viajaram mas ainda estão pegando o jeito da coisa.
Então... existem algumas dicas para você calcular quanto vai gastar na sua viagem! A minha sugestão é fazer uma planilha, para você ir pensando nos gastos antes mesmo de eles acontecerem.
Seguem os links de dois exemplos de planilhas minhas, caso queiram um modelo.
Planilha de Viagem - Europa
Planilha de Viagem - EUA
O que prever
Passagens: as passagens costumam ser o que mais pesa no seu orçamento. Começe procurando uma boa tarifa e coloque na sua planilha com as taxas. Com cerca de US$ 1000 + taxas você vai para EUA e Europa. Só fique atento que esse valor pode mudar para mais ou menos de acordo com a temporada.
Hotel: é o segundo item que custa mais caro. Eu costumo limitar minha estadia em US$ 25 a US$ 30 (ou € ou £) por dia. Como eu sempre viajo acompanhada, isso dá cerca de US$ 50 a US$ 60 para o quarto. Você acha hotéis por esses valores! É só procurar. Dê uma olhada no meus posts sobre hospedagem: Clique aqui
Transporte interno (entre cidades): essa parte depende muito do seu roteiro. Quanto mais cidades você visitar, maior será seu custo nesse quesito (naturalmente!). Eu gosto de procurar e comprar com antecedência para não levar sustos na hora. Essa parte você tem que pesquisar mesmo, não tem como prever o valor que irá gastar sem uma pesquisa real. Caso queira ter uma ideia do que gastei, olhe as planilhas acima.
Transporte público (dentro da cidade): você não deve gastar horrores em transporte dentro da cidade. Muita coisa dá para fazer a pé e quando a cidade é muito grande e turística, é comum ter opções de passe que valem para o dia todo ou até para vários dias (verifique sempre!).
Sugiro dar uma passeada pelo site de transporte público de cada cidade que vai visitar para saber um pouco sobre as tarifas e passes especiais. Caso não tenha essa informação, reserve cerca de US$ 5 a US$ 10 por dia (ou € ou £).
Alimentação: você deve saber que dá pra comer gastando muito e também gastando pouco! Eu faço uma previsão baixa nesse aspecto, e só saio da "dieta do pouco dinheiro" quando tem uma comidinha bem cultural e quero experimentar. Eu reservo cerca de US$ 14 por dia para alimentação.
Extras: reserve uma graninha para entrar nos museus e atrações que tiver vontade. É bom ter uma ideia do que quer visitar pra saber de quanto será essa reserva.
O Fundo do Socorro: leve sempre um pouco a mais do que calculou! Afinal, problemas acontecem, taxas extras aparecem, aquela vontadinha de tomar um sorvete vem com tudo...
Acho que é isso! Dúvidas? Deixem aí nos comentários que vou respondendo ;)
Então gente... sabe quando você tá com aquelas milhas pra vencer e precisa usar para não perder? Pois então... achamos que seria legal se fossemos para um lugar diferente, que não fosse super mega turístico. Córdoba foi o destino escolhido!!
Achei a cidade muito interessante, com uma cultura interessante e vários lugares bacanas para conhecer. Vamos ao roteiros e às dicas:
Córdoba é uma cidade que você consegue vistar em 2 dias, então, num final de semana dá pra resolver sua vida. Saímos daqui na sexta à noite e chegamos lá de madrugada.
Achei os hotéis de lá meio caros, viu gente? Mas... ossos do ofício! O lugar mais barato que achei disponível foi um hotel chamado NH Urbano. Super bem localizado!
Reservei pelo Hotel.com.
Táxi: os táxis são baratos por lá. Só usei para ir do aeroporto para o hotel e do hotel para o aeroporto. O primeiro trecho custou $45 (pesos) e o segundo $32.
Sábado - O Primeiro Dia
Como chegamos tarde, o dia começou lá por 9h30 da manhã. Depois do café, fomos visitar a parte central da cidade. É encantadora! A cidade estava fervilhando, todo o comércio aberto e o povo na rua. Sabe o que eu mais adorei? Quase não tinha turista! Então a gente realmente estava literalmente enfiado na cultura argentina sem interferências do povo tirando foto, falando outra língua, coisa e tal...
Domingo - O Último Dia
Copa do mundo, dia de jogo da Argentina. O adversário era México e o jogo estava marcado para as 15h30. Estámos por lá, então o negócio era visitar a cidade pela manhã porque à tarde o acontecimento era o jogo na praça.
Acordamos por volta das 9h, e saímos em direção à Plaza de España. A cidade estava parada... descobrimos que domingo tudo fecha por lá!
A Viviane deixou um recadinho no meu blog com uma dúvida! Vamos lá:
olá, que massa, tbm quero fazer um intercâmbio cm muchileira na europa, mais não tenho dinheiroo ainda... vou juntarrr.... vem k se eu for com visto de turista e fizer curso de inglês simultâneo corro o risco de ser deportada? kkkk
Oi Viviane! Tá certa mesmo: junte uma graninha porque vale muito a pena viajar para Europa ;)
Sobre sua dúvida, seria importante saber algumas coisas, como por exemplo:
- quanto tempo você quer ficar na Europa?
- você vai estudar todo o período que estiver por lá?
Para saber mais sobre como tirar o visto, sugiro visitar o Mochileiros.com, no seguinte link: Vistos de Estudante
beijo, e boa viagem ;)
Recebi uma pergunta num dos meus vídeos do YouTube que foi a seguinte:
"tive o visto negado em 2005 por não ter reserva em hotel. Como poderia reservar se eu não sabia se o visto seria concedido? Será que agora em 2010 posso tentar novamente tirar o visto?"
Então, não foi por causa da falta de reserva do hotel que seu visto foi negado. Foi alguma outra coisa que eles desconfiaram! Essa negação normalmente está ligada ao fato de eles acharem que você pode ir para o país e querer ficar por lá ilegalmente... Por isso, é importante ter e demonstrar os vínculos fortes aqui no Brasil do tipo: casa própria, noivo, marido, filhos, faculdades, trabalho com carteira assinada e etc. Tudo isso ajuda a demonstrar que você não tem interesse em mudar de país, mas apenas de visitar os EUA como turista.
Com relação às reservas: a embaixada não recomenda que você compre nada antes de ter o visto, mas isso não significa que você não deva ter uma ideia do que você vai fazer por lá. Por isso é importante que antes de preencher os formulários de solicitação do visto que você pesquise um hotel que tem interesse em ficar, anote o nome e endereço dele. É também bacana que você faça um roteiro da viagem que deseja fazer. Algo do tipo: vou no dia tal, ficar tantos dias em tal cidade, depois vou para tal cidade e volto no dia tal. Ficarei no(s) hotel(eis) de nome(s)...
Se você pode tentar de novo? Sim! Deve, inclusive! Mas não minta nem omita informações. Informe que você teve um visto negado no formulário (porque se você não disser, eles vão saber e isso é um problema!). Melhore as informações do seu formulário e leve tudo que for possível para comprovar que você tem vínculos no Brasil.
Outra coisa que acho bacana, se você tiver: se você tiver algum parente que vá viajar com você e já tenha o visto, leve o passaporte desta pessoa e coloque no formulário que ela vai viajar com você.
No mais, calma e boa sorte ;)
2010 já está garantido no quesito viagens!!
Tinha várias milhas expirando, então decidimos torrá-las indo para Córdoba, na Argentina. Vai ser um final de semana agora em junho. Logo posto mais detalhes sobre o que presente encontrar por lá e depois um pouquinho do que encontrei!!
No final de julho, desta vez férias oficiais, vou matar minha curiosidade de conhecer a costa Oeste americana! Aeee! :-D Como essa tem mais cidades, mais dias, mais tudo, vou fazer um post especial contando do roteiro pra vocês usarem como dicas. Só não esqueçam de ler o post que eu fizer depois da viagem! Vai que o que pareciam dicas antes de ir se tornam roubadas? rs!
*NYC *Las Vegas *Grand Canyon *Los Angeles *San Diego *San Francisco *Miami
PS: Ahaaaammm, eu sei que Miami e NYC não estão na Costa Oeste! :P
Fazia só dois dias que estávamos em Orlando, mas os pés já andavam reclamando. Depois disso, nunca mais um pezinho sem dor. Mas, as histórias sempre compensam!!
Sim, confesso que eu participei da promoção da TAM que ia dar 10 passagens grátis para os Estados Unidos.
A gente não ganhou, mas... o vídeo ficou:
O tema: 10 motivos para ir para os EUA!
Está querendo viajar mas não sabe por onde começar? Dê uma olhada neste vídeo com um tutorial básico sobre Roteiro de Viagem:
Se você quiser usar minha planilha como base, dê uma olhada neste tópico: Socorro! Quero viajar, mas não sei por onde começar!
(já vou avisando que ela está meio zoneada!!)
Solicitar o agendamento para a entrevista de solicitação do visto americano é chatinha porque tem um monte de coisinhas para fazer, mas não é um bicho de sete cabeças.
Para ajudar nessa tarefa, fiz um vídeo com o tutorial do passo a passo.
Para o pessoal que vai viajar comigo, as informações do hotel que devem ser preenchidas são:
Hotel Comfort Inn
Endereço: 8442 PALM PARKWAY 8442
Cidade: Orlando
Estado: Florida
CEP: 32836
MAIORES DE 16 ANOS - lembrem-se de imprimir e preencher o DS - 157 (formulário complementar).
Para o meu pessoal, segue o roteiro de viagem que deve ser preenchido:
(Pergunta 18) - SIM
25/07 – Chegada 7:10 PM em Orlando, FL pela TAM
De 25 a 31/07 – Orlando - visita aos parques da Disney e da Universal
De 01 a 03/08 – Miami Beach, FL. Visita às praias e shoppings.
03/08 – Retorno para Curitiba, PR. Voo noturno da TAM.
Contato em Orlando - Comfort Inn (407) 996-7300
Contato em Miami Beach - Dayn Inn SouthBeach 305-538-6631. Em ambos falar com Luciana Godri (responsável pelo grupo).
Links Importantes:
Agendamento
Endereço dos CitiBanks onde se pode pagar a taxa
Formulário DS - 157 (complementar)
Minha segunda vez na Europa foi mais extensa e com muito mais países que a primeira. Era viagem de lua-de-mel e eu ganhei o pacote (ai delícia! Ganhadinho assim é ainda melhor rs).
O Roteiro
Lisboa, Portugal
Fátima, Portugal
Madri, Espanha
Toledo, Espanha
Zaragoza, Espanha
Barcelona, Espanha
Paris, França
Versailles, França
Torino, Itália
Nice, França
Principado de Mônaco
Chamonix, França
Veneza, Itália
Florença, Itália
Roma, Itália
Ufs! Loucura generalizada em menos de 20 dias! É o que eu hoje chamo de "Viagem Exploratória", porque só dá tempo de dar aquela olhadinha e é hora de partir.
Como era um pacote, tudo era "opcional". Então o que eu fazia era chegar na cidade com o pessoal e saia sozinha, conhecendo a cidade enquanto o povo ficava descansando no hotel. Foi a melhor coisa que eu fiz!!
Não me arrependo pela quantidade de cidades novas que eu vi, mas no fundo, algumas deixaram aquela vontade de voltar e ver melhor, especialmente Madri e Barcelona. Me aguardem!! Logo eu vou ver vocês de novo!!
O bacana desses pacotes é que você não precisa se preocupar com os transportes entre as cidades e também pode ter quantas malas quiser, afinal, o ônibus está sempre na porta do hotel. Viu? Sempre tem o lado bom das coisas!! ;)
Sua mala pode virar um pesadelo, acredite em mim!
Se você é como eu e gosta de optar por economizar, você obviamente vai usar transporte público e... bom, nem sempre é fácil carregar sua mala! Metrôs cheios, ruas com neve, chuva, catracas, escadas e aquele pesooo.
Bom, se você não tem muita vaidade a coisa pode melhorar, porque nesse caso você retira da sua mala muuita coisa. De qualquer forma, segue uma lista com dicas minhas sobre coisas importantes para se levar:
- Roupas - fique atento às temperaturas dos lugares que vai passar e não pire o cabeção: isso não é um desfile de modas. Separe as roupas que está afim de levar, coloca em cima da cama e repensa. Tire uns 30% do que está ali (vc não vai usar!). Prefira peças que combinem entre si, assim dá para variar nas fotos sem pesar na mala;
- Sapatos - eu sei que você queria muito usar aquele salto maravilhoso, guria! Mas não vai dar!! Os sapatos têm que ser super confortáveis. Eu costumo levar dois tênis (pq já tive a má experiência de molhar um e não ter outro, e tbm pq com a quantidade de caminhadas, começa a dar calinhos e tal... trocar todo dia de formato é uma boa). E, além disso, levo um chinelo pau pra toda obra;
- Roupas íntimas e meias - eu levo uma pra cada dia;
- Remedinhos - sempre acontece alguma coisinha: uma dor de cabeça, um mal estar com a comida, um resfriado... É bom ter essas coisas básicas em mãos;
- Hora do banho - não levo toalhas porque costumo optar por hotéis, mas levo shampoo, condicionador, sabonete e uns extras que são coisas minhas (tipo sabonete para o rosto e tal... opcional!). Bom... vc aprende que um vidro de shampoo pesa muito depois de carregá-lo por algumas horas na sua mala, então a minha dica é: tente levar nos menores fracos possíveis (tipo meio contado para os dias das viagens). Vale para todos os itens!
- Higiene bucal - leve o que costuma usar;
- Beleza Express - não tem jeito! A gente quer sair bonitinho na foto, né? Então... tem que levar alguma coisinha... Eu levo dois estojos pequenos de sombra, máscara para cílios, blush, PROTETOR SOLAR, lápis e uns dois gloss. Levo também um frasco bebê de perfume e ANTITRANSPIRANTE. Outro potinho pequeno com tônico e algodão. Pra finalizar, ESCOVA DE CABELO pequena.
- Extras - gosto de levar um pouco de hidratante porque eu não sei porque cargas d´água minha pele resseca nas viagens. Tesoura (incrível! ajuda horrores), pinça, lâmina (tipo gillette ou algum creme depilatório... nunca se sabe!), acetona (vidrinho mínimo! vale pra tudo) e eu levo tbm um alicate porque minha cutícula sempre me machuca nas viagens... vai entender! E lixa.
- Adaptador Universal - é fundamentaaaal! Existem zilhões de tipos de tomada e você realmente vai querer carregar a bateria da sua câmera. Se você ainda não tem um, compre! É um bom investimento.Você pode encontrar um em http://www.dealextreme.com/ (procure por universal charger)
- Saquinhos pra separar as coisas;
- (no meu caso) brincos e afins;
- Eu tenho levado tbm uma faca e um garfo pequenos. Facilitam quando como no hotel ou no trem.
- Passaporte
- dinheiro
- cartão
- documentos da viagem, tipo reservas e etc.