Quanto vou gastar?!

Karla Cristina deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Socorro! Quero viajar, mas não sei por onde começar...":
OI! Gostei muito do seu blog, de acordo com sua experiencia quanto se gasta em mochilao para a europa por uns 15 dias visitando uns 5 ou 6 paises. so para se ter uma ideia. grata. karla.

Oi Karla! Essa é uma dúvida muito comum entre os mochileiros de primeira viagem e até de alguns que já viajaram mas ainda estão pegando o jeito da coisa.
 
Então... existem algumas dicas para você calcular quanto vai gastar na sua viagem! A minha sugestão é fazer uma planilha, para você ir pensando nos gastos antes mesmo de eles acontecerem.
Seguem os links de dois exemplos de planilhas minhas, caso queiram um modelo.
 
Planilha de Viagem - Europa
Planilha de Viagem - EUA
 
O que prever
 
Passagens: as passagens costumam ser o que mais pesa no seu orçamento. Começe procurando uma boa tarifa e coloque na sua planilha com as taxas. Com cerca de US$ 1000 + taxas você vai para EUA e Europa. Só fique atento que esse valor pode mudar para mais ou menos de acordo com a temporada.
 
Hotel: é o segundo item que custa mais caro. Eu costumo limitar minha estadia em US$ 25 a US$ 30 (ou € ou £) por dia. Como eu sempre viajo acompanhada, isso dá cerca de US$ 50 a US$ 60 para o quarto. Você acha hotéis por esses valores! É só procurar. Dê uma olhada no meus posts sobre hospedagem: Clique aqui
 
Transporte interno (entre cidades): essa parte depende muito do seu roteiro. Quanto mais cidades você visitar, maior será seu custo nesse quesito (naturalmente!). Eu gosto de procurar e comprar com antecedência para não levar sustos na hora. Essa parte você tem que pesquisar mesmo, não tem como prever o valor que irá gastar sem uma pesquisa real. Caso queira ter uma ideia do que gastei, olhe as planilhas acima.
 
Transporte público (dentro da cidade): você não deve gastar horrores em transporte dentro da cidade. Muita coisa dá para fazer a pé e quando a cidade é muito grande e turística, é comum ter opções de passe que valem para o dia todo ou até para vários dias (verifique sempre!).
Sugiro dar uma passeada pelo site de transporte público de cada cidade que vai visitar para saber um pouco sobre as tarifas e passes especiais. Caso não tenha essa informação, reserve cerca de US$ 5 a US$ 10 por dia (ou € ou £).
 
Alimentação: você deve saber que dá pra comer gastando muito e também gastando pouco! Eu faço uma previsão baixa nesse aspecto, e só saio da "dieta do pouco dinheiro" quando tem uma comidinha bem cultural e quero experimentar. Eu reservo cerca de US$ 14 por dia para alimentação.
 
Extras: reserve uma graninha para entrar nos museus e atrações que tiver vontade. É bom ter uma ideia do que quer visitar pra saber de quanto será essa reserva.
 
O Fundo do Socorro: leve sempre um pouco a mais do que calculou! Afinal, problemas acontecem, taxas extras aparecem, aquela vontadinha de tomar um sorvete vem com tudo...
 
Acho que é isso! Dúvidas? Deixem aí nos comentários que vou respondendo ;)

0 Response to "Quanto vou gastar?!"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...