Trem na Europa - Meu Meio de Transporte Favorito!

Gente, que gafe!! Eu que sou super fã de trens não tenho nenhuma menção a eles no meu blog! Que feio!!

Fui conferir isso hoje porque estou conversando com um amigo que está indo para o Velho Mundo desbravar essa região e me perguntou o que eu achava sobre o transporte. E ele conhece meu blog! Fiquei pensando: "Ué! Será que ele não viu o post sobre trens?". Definitivamente ele não viu, porque ele não existia!! rs E coincidentemente uma pessoa também me perguntou no twitter sobre isso. Tsc, tsc, tsc, Luciana!

Vamos resolver isso já!


Vantagens:

A Europa é muito bem servida de trens, e eis aqui minhas razões para gostar tanto:

  • Ligam centro da cidade de origem com centro da cidade de destino;
  • Devido a suas estações serem centrais, é fácil chegar nelas;
  • São rápidos;
  • Você precisa chegar apenas 30 minutos antes da partida;
  • Não tem um monte de procedimentos de segurança como nos aeroportos;
  • Você não precisa despachar sua bagagem;
  • Os preços são justos;
  • Dá pra ir curtindo o visual da viagem!

Decidindo se o trem é para você: 

Eu uso uma regrinha simples pra considerar o trem como a primeira opção: se a viagem tiver até 600 Km! 
Por que 600Km? Porque acima disso compensa ir de avião, porque vai ser mais rápido e provavelmente mais barato (na Europa, viu?!). 
Até 600Km, um voo duraria cerca de 3h, mas você tem que chegar com pelo menos 1h de antecedência no aeroporto, e este, costuma não ser muito perto do hotel onde você está. Depois vai mais um tempão pra você desembarcar, pegar sua mala e sair do aeroporto para seu novo hotel. Lá se vão as mesmas 6h que o trem-bala pode vencer esta distância. ;) 

Comprando sua passagem de trem:

Eu pessoalmente prefiro comprar aqui no Brasil. Porque eu acho que é mais fácil você conseguir alguma promoção, garantir que vai ter vaga e tal (OK, eu sou um pouco caxias. Se você é mais aventureiro, pode pensar em deixar pra comprar lá). 

Onde? Eu uso primeiramente o Eurail ou o Rail Europe (em português) mas eu não necessariamente compro por estes sites. Eu os uso para ter uma ideia do que posso encontrar. 

Depois, eu costumo visitar o site das companhias de trem dos países que pertencem ao trecho. Por exemplo: estou indo de Paris (França) para Colônia (Alemanha). Vou visitar o SNCF (francês) e o Thalys (também francês) e, claro, o Bahn (alemão). 

Por que essa piração?! Porque o Bahn vem da Alemanha para a França e tem que voltar, então eles também têm o trecho França - Alemanha! :D E deixa eu te falar: a companhia alemã é MA-RA-VI-LHO-SA! Eu adoro!! Sempre que posso eu viajo com eles. São organizados, os trens são incríveis, limpos, rápidos... adoro mesmo! Os franceses são meio chatinhos às vezes, devo confessar.

Então, caso não saibam qual a companhia de trem de algum país, já sabem: Google nele! (escreve o nome do país e "train" que você já acha. Ex: England Train) 

Acho que é isso gente! Divirtam-se bastante e explorem o velho mundo a bordo dos moderníssimos trens balas. Já que não temos aqui né? Vale até foto! :P 
Um abraço para o Jorge, que é o amigo que me inspirou a finalmente escrever este post. 

Dúvidas, deixem no comentário :) 

4 Response to "Trem na Europa - Meu Meio de Transporte Favorito!"

  1. Renata Says:
    20 de agosto de 2011 às 11:18

    Oi, Lu!
    Adorei suas dicas sobre viagem de trem.
    Eu estou com um roteiro pronto para o ano que vem e gostaria de alguns esclarecimentos... quando você compra passagens pela internet, no site da Thalys ou da TGV, como recebe as passagens? Por e-mail? Se for, você tem que trocá-las no guichê da estação? Como funciona na prática? Obrigada. Renata.

  2. Luciana Godri says:
    21 de agosto de 2011 às 22:36

    Oi Renata! Na verdade cada companhia tem suas regras. Já recebi em casa, por email e também já retirei direto na estação. Assim, quando você for comprar, terá estas informações.

    Se não me engano, só consegui comprar pela Thalys pra receber por email dizendo que eu morava na Alemanha. Assim, enviaram um PDF pra mim.

  3. JORGE LUIS PRADO Says:
    15 de dezembro de 2011 às 00:04

    Olá, você um post em minha homenagem e nem para registrar o meu muito obrigado aqui né...Obrigado!
    Bjão

  4. Luciana Godri says:
    15 de dezembro de 2011 às 23:49

    Eba!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...