Rússia - para viajantes, não para turistas!


Exótica e difícil! Definitivamente não é um lugar que recomendo para "novatos da mochila" nem para pessoas que não falam inglês num nível pelo menos intermediário. Já é difícil conseguir informações, sem inglês então... dificílimo! Além disso as cidades não são totalmente preparadas para receber turistas. Sendo assim, pense bem quando incluir estas bandas no seu roteiro.
            Não estou dizendo que o país não vale a pena, hein? Estou dizendo apenas que qualquer outro lugar da Europa Ocidental é mais fácil de visitar do que a Rússia.
            Sendo assim, recomendo passar por aqui as pessoas que gostam de história, que sabem um pouco sobre o que o país passou. Assim o turismo não fica sem sentido e restrito a procura de monumentos belos. Como diz meu pai: "A Rússia não é para turistas. É para viajantes!".


Informações Gerais

Temperatura - O verão por aqui é bem quente. Está fazendo cerca de 35 graus! O inverno, por sua vez, não é nada propício para nós. A temperatura chega a -30 graus.
Comunicação - É difícil encontrar pessoas que falam bem inglês, então é uma boa ideia se preparar com antecedência, pesquisando em sites, entendendo o sistema de transporte e perguntando informações relevantes no hotel (onde normalmente se fala inglês). Se você encontrar alguém que diz que fala um pouco, evite complicar demais as frases. Fale o inglês básico para não deixar os russos confusos.
Visitas às Igrejas Ortodoxas - não é permitido entrar com short e chapéus. É de bom tom que as mulheres usem véu nas igrejas que não forem muito turísticas.
Metro - os russos tem o impressionante hábito de chamar as estações por mais de um nome. A lógica é que cada linha tem seus próprios nomes de estação, assim se duas linhas se cruzarem, a mesma estação terá dois nomes!!! (sim, isso causa uma certa confusão, então preste atenção).
Centro de informações - não tem. Então não fique achando que quando chegar na cidade vai poder resolver tudo com uma simples conversa com a pessoa do guichê de informações, porque isso não vai acontecer.
As pessoas - os russos não são muito abertos a brincadeiras e conversas. E mesmo que você diga que não fala russo, eles continuam o discurso na língua deles, como se nós estivéssemos entendendo só porque estão falando mais devagar (!!). Eles também são chegadinhos em furar uma fila, então não se irrite.
Preços - prepare os bolsos porque as coisas por aqui estão caras. Achar algo por menos de 100 rublos é exceção (isso dá cerca de US$4). Refeições em geral custam de 300 rublos - US$12 pra cima (não estou dizendo que é impossível achar algo por menos. Estou dizendo que é difícil). Água por cerca de 50 e refrigerantes 80. Então não venha muito "pobre" que você vai sofrer.
Visitas com Ônibus Turístico: é uma boa ideia para você dar uma olhada geral na cidade. Se não estiver se sentindo confortável para se virar sozinho, comprar este serviço pode ser uma saída. Custa cerca de 350 rublos. A má notícia: não tem guia em inglês, então você paga pelo transporte... a informações não vão fazer sentido nenhum para você.
Hospedagem - não custa barato e é uma boa ideia consultar o que outros viajantes falam do hotel antes de se jogar. Afinal, melhor pagar um pouquinho mais do que entrar numa roubadassa.
Voos para Rússia - A companhia russa S7 (Siberia) tem parceria com a Iberia. Ela é boa e vai resolver pra chegar nestas bandas. www.s7.ru

Dicas

*Use um guia (do tipo Frommers, Lonely, Guia da Folha de São Paulo e afins...) para se virar e entender melhor os pontos turísticos, já que não é muito comum encontrar tradução das informações sobre os pontos turísticos (tipo placas). 

*Pesquise o máximo que puder antes de chegar lá. Entenda o mapa da cidade, como funciona o metrô, como chegar no seu hotel e assim por diante.

*Não é lá que você deve demonstrar quão incrível seu inglês é. Fale da forma mais simples possível, sem gírias, sem expressões. Eles não falam bem inglês, então quando mais você complicar, pior será.

*Aproveite para experimentar caviar! :P 

*Pechinche! Eles vão baixar o preço. 

*Pegue um mapa no hotel e peça pra marcarem onde você está. Se acaso perder seu mapa, entre em qualquer hotel. Eles terão mapas disponíveis para turistas.

* Almoçar pode ser uma coisa difícil. Nem sempre existem cardápios em inglês. Sendo assim, procure por restaurantes que tenham cardápios com fotos. Facilita!

0 Response to "Rússia - para viajantes, não para turistas!"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...