Passeio de Trem na Serra do Mar - PR: Serra Verde Express

Comprei no Peixe Urbano uma viagem de trem pela Serra do Mar. Eu tinha curiosidade de ir ver como era, mas sabe como são estas coisas... santo de casa não faz milagre, o preço não é essas coisas, o trem sai daqui da minha cidade, eu conheço Morretes (o destino do trem), blá blá blá... Mas aí com o descontinho do Peixe Urbano, eu resolvi encarar!



A viagem foi marcada para terça-feira, 13 de dezembro (pois é... a moça disse que não tinha disponibilidade para final de semana para o cupom do Peixe Urbano. Como ele ia vencer, resolvi encarar o que tivesse...).


O trem sai de Curitiba às 8h15m da Rodoferroviária. A estação está ajeitadinha, nada incrível, mas ajeitadinha (considerando o estado da rodoviária, tá ótima...). O vagão também poderia estar melhor conservado: aquele cheirinho de mofo dá um tom de melancolia, enquanto as poltronas de couro meio encardidas remontam os anos 30 (?! rs). 

Cada vagão tem uma turismóloga, que vai contando para os passageiros a história daqueles trilhos, e dos pontos onde vamos passando. Ela também é responsável por passar distribuindo um lanchinho para os passageiros logo no começo da viagem. Você pode dar uma conferida no roteiro neste mapa disponibilizado pela empresa responsável pelo trem. 


O Roteiro

A saída de Curitiba não é muito impressionante... Da Vila Oficinas pra frente parece que você está passando naqueles moquifos tão característicos das saídas de São Paulo: a paisagem se confunde entre lixo no chão e favelinhas. A coisa piora um pouco em Pinhais. Mas calma... Depois de Piraquara a coisa dá uma melhorada e começa ficar com cara de chacrinhas, com plantações, casinhas de campo e cavalos pastando. Ahh, o campo! 

Daí pra frente a paisagem começa a fica interessante, juro! Passa a ter muita árvore, flores, túneis de pedra, cachoeira, represa... Eu gostei! Achei bonito! A gente também passa por estações antigas como a do Marumbi, Véu da Noiva e assim por diante. Elas estão meio abandonadas, assim como as casinhas no meio do nada. A ALL podia dar uma maquiada nelas, pra ficarem como lembranças de como as coisas eram nos áureos tempos das ferrovias (na minha cabeça maluca eu já imagino um cenário meio hollywoodiano, com personagens vestidos em roupas de época, malas e cheiro de café nas estações...). 

Ainda assim,  boas fotos estão na memória da minha câmera. Quer dar uma conferida?

FOTO FOTO FOTO


A Chegada


Minha chegada foi em Morretes (mas pelo que entendi, existe um roteiro que vai até Paranaguá...). Uma vez lá, o negócio é arranjar um almoço típico: barreado. Com sobremesa típica: banana.
Dê uma voltinha, dá uma olhada no rio, na igreja, na praça, na feirinha (se estiver aberta. Na terça-feira não é o caso) e fechou: você conheceu Morretes :)



A Volta


Meu ticket dava direito a voltar de trem, mas... convenhamos: mais 3h30 pra subir a serra? Paguei R$13 e vim de ônibus. Em menos de 1h30 estava em casa ;)
Acho que quando você compra o ticket normal (sem ser Peixe Urbano), rola esta opção de voltar de ônibus.

Luciana conclui: vale ou não vale a ida?


Eu acho que sim! A paisagem é muito bonita e é bacana passar um tempo com as pessoas que você gosta numa viagem de trem. Não é algo pra se repetir, mas com certeza é algo pra se fazer uma vez na vida. Boas fotos, calorzinho em Morretes (algo raro para os curitibanos), um barreado para o buchinho e um dia de lazer.

É no meu Paraná!


Pra finalizar, uma homenagem para o meu estado do coração: o Paraná. A música é do Blindagem e eu cantei ela por muitos anos com o coral Brasileirinho (ah sim, eu era uma criança talentosa! Vou até arranjar a filmagem da época pra substituir aqui depois). Por hora, vocês ficam com a música cantada pessoalmente pelo Ivo, música essa que fala um pouco do roteiro do trem (não, eles não fizeram a música para a Serra Verde Express... a música é bem mais velha!). Inclusive eles podiam tocar ela no trem ou no embarque, né? (ok... eu sou hollywoodiana, admito!...)



0 Response to "Passeio de Trem na Serra do Mar - PR: Serra Verde Express"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...