Socorro! Quero viajar, mas não sei por onde começar!

Recebi um comentário do Fabrício hoje, falando o seguinte: "Fala ae Lu! blz? to querendo ir dar um role pela europa, de umas duas semanas, mas até o momento não sei nem por onde começar!! e nem onde terminar!!!"
Rs! Que figura!!
Mas, aí eu começei a pensar que, em geral, quem está começando a mochilar se sente assim mesmo: totally lost!

Então, aqui vai umas forcinha pra quem está colocando coragem na mochila e pretende se aventurar mundo a fora:

  1. Decida (mais ou menos) quando você quer ir e quando quer voltar. Aí você vai ter o número de dias que precisa encaixar sua viagem;
  2. Pegue um mapa! E à partir dele, seja sensato para pensar no seu roteiro. Por exemplo: "ai Lu, meu sonho é conhecer Paris!". Ótimo (boa escolha, a propósito). Então você vai olhar no mapa o que mais tem por perto pra você aproveitar que está na região. Por que isso? Para que você não perca tempo demais em deslocamentos imensos que vão fazer você perder dias preciosos de sua viagem (consequentemente, dinheiro!);
  3. Não tem certeza sobre as cidades que quer visitar? Pesquise! Leia mais sobre os destinos. O google está cheio de relatos e um outro site que gosto é o http://www.mochileiros.com/. E, logo mais, aqui mesmo :P ;
  4. Não pire o cabeção! É comum as pessoas quererem ver tudo na primeira viagem, mas vá por mim, não exagere na dose ou você vai ficar cansado demais e ver as coisas rápido demais. Pesquise sobre a cidade que você vai visitar para saber quanto tempo seria interessante você ficar por lá;
  5. Pronto? Já sabe as cidades? OK! Então ainda não se apaixone pelo seu roteiro. Pode ser que algumas coisas tenham que mudar pelo mais diversos motivos (não tem trem bom entre uma cidade e outra, a passagem é muito cara, o horário de saída do voo é inviável e etc...);
  6. Abra uma planilha e coloque lá: datas, cidades, hotel, transporte, passagens, alimentação, extras. Mais ou menos assim:
Para visualizar melhor, clique sobre a imagem

7. Beleza! Agora é hora de pesquisar melhor sobre as cidades e sobre como se deslocar de uma cidade para outra. Dê uma olhadinha no tópico Transporte na Europa que dou algumas dicas. Se você estiver viajando para outro lugar, vai ter que se de google mesmo ou de novo no http://www.mochileiros.com/ (logo posto algo sobre os EUA).
8. Procure lugares pra dormir. Eu pessoalmente prefiro hotéis ou albergues que tenham banheiro privativo, mas é uma questão bem particular. Em breve posto os hotéis que fiquei e minha impressão sobre eles. Um site que uso muito pra saber sobre os hotéis que não conheço é o http://www.tripadvisor.com/
9. Fechou? Tá feliz? :D Então está na hora de comprar e reservar as coisas. Eu costumo colocar uma linha de status na minha planilha. Aí só deixo verde quando não tem mais nada para resolver naquela cidade.

Acho que é isso, né gente? Dúvidas! Mandem aí.

Beijo.

Lu Godri

16 Response to "Socorro! Quero viajar, mas não sei por onde começar!"

  1. Egon says:
    4 de novembro de 2009 às 17:18

    Oi Lu!

    Muito legal as dicas. Garota sistemática!

    E os vistos?? Isso não é um problema? :)

    Beijos!

  2. Luciana Godri says:
    4 de novembro de 2009 às 17:21

    Pra quem não tem é! hahaha
    Mas os brazucas não precisam mais de visto na Europa... então a preocupação é válida pra quem for para os EUA ou pra alguma outra bodega que exija (tipo México - eu acho, China e tal) :P

  3. Anônimo Says:
    13 de novembro de 2009 às 11:52

    Muito legais as sugestões... eu também sou fanático por viagens e uso uma sistemática muito parecida com a sua, achei até curioso ver que que tem outros "malucos" por aí alem de mim (brincadeira, é claro).

    Parabéns pelas sugestões... estarei sempre por aqui "sugando" e contribuindo um pouco com minhas experiências quando possível.

    Abraços,

    Márcio Baeta

  4. Luciana Godri says:
    13 de novembro de 2009 às 11:57

    Oi Márcio!

    De maluco o mundo está cheio, não é? rs
    Apareça sempre por aí, e se quiser me mandar algum texto ou um blog que você tenha será um prazer divulgar.

    Lu

  5. Anônimo Says:
    4 de janeiro de 2010 às 14:13

    muito bacana seus planejamentos, gostei muito das dicas londrinas! vou fazer agora em fevereiro... aliás! tens como me conseguir uma copia da sua tabela??? quero economizar o trabalho!
    Obrigado e boa sorte!, quer dizer boas viagens!

    Marco Aurelio (marcoslz@gmail.com)

  6. Anônimo Says:
    22 de abril de 2010 às 23:49

    Lu! Adorei seu blog e a forma como você explica tudo com bastante clareza e bom senso. Parabéns!

    Gostaria da sua opinião sincera sobre o roteiro que estou tentando montar (será que é pirar o cabeção? rs).

    Pensei num roteiro de 25 dias, nas seguintes cidades:

    Madri (5)
    Barcelona (2)
    Les Baux de Provence (2)
    Veneza (2)
    Roma (4)
    Amsterdam (2)
    Paris (6)

    Já descontei o primeiro e o último dia (para os voos de ida Sao Paulo-Madri e volta Paris-Sao Paulo).

    Tenho muita vontade de conhecer Veneza/Roma, mas minha maior preocupação é a distância dessas cidades das demais (vi que o deslocamento da Provença até Veneza, de trem, dura 15 horas! E não encontro voos diretos).

    O traçado do roteiro segue a seguinte lógica: subindo de Madri, passo por Barcelona e entro na França pela região da Provença. Da Provença para a Itália, começando por Veneza e depois Roma. De Roma, tomaria um voo para Amsterdam (embora ainda não tenha encontrado esse voo). E de Amsterdam, desço para Paris, de trem ou onibus.

    Muita loucura? rsrsrs...

    Beijos de obrigada,

    Rebeca

  7. Luciana Godri says:
    23 de abril de 2010 às 13:46

    Oi Receba,

    Não tem seu email no post, então vou responder aqui mesmo. Espero que você veja!

    Esses dias que você coloca são cheios na cidade ou é um dia que chega e outro que sai? Sendo a última opção, acho que Barcelona podia roubar um dia de Madri e Amsterdam um de Paris.

    Realmente você tem um problema com essa questão do voo de Provence para Veneza, mas... você pode tentar inverter. Veja se tem Provence - Roma. Daí o roteiro ficaria Madri, Barcelona, Provence, Roma, Veneza, Amsterdam e Paris. Acho mais provável conseguir voos para Roma.

    Outra opção seria colocar no caminho outra cidade, tipo Milão, Genova...

  8. Unknown says:
    6 de junho de 2010 às 21:37

    OI! Gostei muito do seu blog, de acordo com sua experiencia quanto se gasta em mochilao para a europa por uns 15 dias visitando uns 5 ou 6 paises. so para se ter uma ideia. grata. karla.

  9. Luciana Godri says:
    6 de junho de 2010 às 23:50

    Oi Karla!

    Não consigo te responder pessoalmente porque não tá dando para acessar o seu perfil! Vou escrever um post sobre sua dúvida, OK? ;)

  10. Anônimo Says:
    14 de outubro de 2010 às 14:06

    Lú, parabéns pelo seu blog!!! Adorei... estou me organizando para uma viagens de aproximadamente 15 dias pela Europa com mais duas amigas num estilo mochilão. Até o momento estamos pensando no seguinte roteiro:

    - Londres
    - Amsterdam
    - Bruges
    - Bruxelas
    - Paris

    E aí vem a dúvida seguir para Itália ou Espanha??? Poderia nos dar alguma dica?

    Meu e-mail: carolkimura@hotmail.com

    Beijo

  11. Anônimo Says:
    5 de janeiro de 2011 às 13:42

    Olá, Lu....Adorei seu blog.
    Vou me casar e estamos querendo fazer o seguinte roteiro em lua de mel:

    Londres - 4 dias
    Paris - 5 dias
    Roma - 5 dias

    Gostaria que pudesse me dar algumas dicas e me dizer se esse roteiro é bom, vale a pena, ou se devo mudar alguma cidade...é a primeira vez que vamos para o exterior.
    Viajaremos no ínicio de julho.

    Bjinhos...Waneska Braga
    E-mail: waneska_braga@yahoo.com.br

  12. Luciana Godri says:
    5 de janeiro de 2011 às 15:49

    Oi Waneska,

    Acho que a quantidade de dias está muito boa e visitar as capitais é sempre uma ótima ideia para quem está começando.
    De Londres para Paris você pode ir de trem (eurostar) de balsa + trem ou ônibus ou de avião. Se o preço do avião estiver parecido com o trem, eu iria de trem: primeiro pela experiência de passar debaixo do Canal da Mancha e segundo porque sai do centro da cidade e chega no centro de Paris, o que torna o deslocamento em terra mais fácil!

    De Paris para Roma tem que ir de avião mesmo, pois é bem longe! Dê uma olhada em WWW.easyjet.com e também consulte as pesquisas do WWW.expedia.com por exemplo ;)

    Boa viagem! Aproveitem e me contem depois!! ;)

  13. Anônimo Says:
    15 de setembro de 2011 às 11:29

    Oi Lu td bem? Eu e meu namorado queremos viajar, no Brasil mesmo, e estamos sem sugestão...vc pode ajudar a gente?? Gostamos de agito...bjs

  14. Lu Godri says:
    15 de setembro de 2011 às 16:05

    Oi guria! Então, meu forte não é Brasil, com certeza. Mas acho que você pode encontrar boas dicas em www.mochileiros.com.br
    De qualquer forma, se você gosta de agito, as capitais devem ser uma boa pedida! Se gostar de calor e de praia, o nordeste oferece várias opções para noite sempre.

  15. Nikkko says:
    17 de junho de 2012 às 18:41

    Lu boa noite.
    Gostaria que voce me informasse um roteiro para 8 dias em Orlando e 5 dias em Miami em novembro e dezembro.
    Existe algum roteiro básico, para visita aos principais parques de Orlando, combinado com compras etc.
    Vou com a minha mulher e, ainda não tenho a minima ideia de um roteiro básico, principalmente Miami. meu email é: oranauro@gmail.com.
    Antecipadamente agradeço sua atenção.
    Olindo

  16. Luciana Godri says:
    7 de agosto de 2012 às 00:18

    Olá Olindo!
    Orlando não tem erro. Com 8 dias vc pode visitar todos os parques principais da Disney, da Universal e ainda escolher alguma opção extra tipo wet and wild.
    Sugiro que opte por algum hotel dentro da Disney (ou nas redondezas) ou um hotel na regiao da International Drive, que fica fácil para vc ir nos parques da Universal e se deslocar pra onde quiser.
    Alugar um carro também é uma boa ideia por lá, assim vc pode seguir viagem para Miami de carro e devolver ele no aeroporto.
    Em Miami (estou aqui hoje, por coinscidencia) 5 dias é muito bom! Tenho aqui no blog algumas dicas daqui e estou para postar outras por estes dias.
    Como vc vai estar aqui no inverno, não deve dar praia, então talvez seja um desperdício escolher um hotel em Miami Beach. Mas tudo depende de qual a relação que vc tem com praia né? (vai que gosta de acordar de manhã e dar de cara como mar?).
    No mais, aproveite!!! E desculpe a demora em lhe responder. Eu não tinha visto seu comnetário (as vezes o blogger dá umas surtadas!!)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...